Joia cravejada: o que é isso?

Joias são acessórios que carregam em suas formas um trabalho técnico cuidadoso. Já pensou em todos os processos que são realizados para que matérias-primas se transformem em peças sofisticadas, que fazem os nossos olhos brilharem?

Um desses processos é chamado de Cravação. A técnica consiste em unir uma pedra a um metal, de modo a oferecer peças com design criativo e surpreendente. Com as novas tecnologias, a cravação encontra cada vez mais espaço para a concepção de formatos, linhas e aplicações sofisticadas e modernas.

Vamos saber mais sobre joias cravejadas e conhecer alguns tipos de cravação!

Art Déco e a joia cravejada

Embora a origem de técnicas de lapidação e manuseamento de metais e pedras preciosas sejam difíceis de precisar, durante o período conhecido como Art Déco, sobretudo entre 1920 e 1930, as joias cravejadas suscitaram fascínio e interesse.

Na época, padrões ornamentais tornaram-se os mais procurados, já que o espírito do momento pedia estilos altamente decorativos. O ato de fixar pedras, portanto, era muito desejado.

Tipos de cravação

Agora que você já sabe o que é uma joia cravejada, vamos apresentar alguns tipos de cravação, como são feitas e o efeito que proporcionam para as peças. Por meio das definições, você vai identificar a técnica com que suas joias foram produzidas.

Existem diversos tipos de cravação e as técnicas evoluem a partir do desenvolvimento da tecnologia.

Cravação com Garras ou Grifos

Anel Solitário – Costantini

Um dos processos mais conhecidos e mais comuns de fixação consiste em destacar a pedra em relação ao metal.

Desenvolvida por Charles Tiffany, em 1886, a Cravação com Garras é feita com a inserção da pedra sobre o metal, prendendo-a por meio de garras espaçadas que permitem realçar ainda mais sua a beleza.

A elevação da pedra sobre o metal faz com que a luz reflita na gema com maior facilidade. Por isso, dizemos que há maior destaque para a joia.

Confira no site

Cravação Inglesa

Brinco infantil – Costantini

Um dos mais antigos tipos de cravação inventados pelos ourives, a Cravação Inglesa consiste em um aro de metal que pressiona a pedra em torno do seu contorno, sem a aplicação de garras. É considerado um processo mais seguro, já que protege as bordas da pedra, dando maior destaque para o metal.

Confira no site

Cravação Embutida ou Bigodinho

Embora seja uma técnica dos primórdios da fundição de joias, ela ainda é muito atual e prevalece entre os designs mais elegantes da alta joalheria.

Brinco de Pérolas – Costantini

A Cravação Bigodinho é sutil e elegante, dando visibilidade tanto à pedra quanto ao metal da joia. A pedra é aplicada em um furo do metal e quatro “bigodinhos”, desta mesma chapa de metal”, quase imperceptíveis, são puxados para prendê-la.

Confira no site

Cravação Pavê

Brinco com Diamantes – Costantini

Muito utilizada na alta joalheria, a Cravação Pavê constitui-se da criação de uma pavimentação de pedras sobre o metal, cobrindo toda a superfície da joia ou, ao menos, partes dela. As pedras apresentam o mesmo tamanho e são acomodadas em furos e presas a um pino de metal, em uma disposição próximas umas às outras.

Confira no site

Deixe um comentário