Tipos de pedras preciosas: escolha a sua!

Quem ama joalheria ou tem curiosidade sobre o assunto já percebeu que existem muitos tipos de pedras preciosas para nosso encanto e que oferecem aquele impacto para as joias que usamos.

Sua preciosidade varia de acordo com a cor, brilho, grau de dureza, local de extração e disponibilidade no mercado.

Elas trazem significados a momentos especiais ou simplesmente realçam a classe, sofisticação e elegância de mulheres e homens pelo mundo.

A seguir, contamos tudo sobre algumas das peças mais conhecidas do mercado. Tem a sua preferida? Saiba mais sobre ela!

Os melhores amigos da mulher: a beleza e a resistência dos Diamantes

A icônica frase de Marilyn Monroe, “Diamonds are a girl´s best friend”, representa todo o nosso sentimento por esta pedra mais do que valiosa. Mas, não se engane, homens também amam ser presenteados com Diamantes.

Presente em Alianças e Solitários, o Diamante é, sem dúvida, uma das peças que melhor representa o amor eterno. E você sabe o porquê? O grau de dureza desta pedra é o mais alto da escala Mohs e é considerada praticamente inquebrável. Nada mais apropriado para indicar lealdade, fidelidade e compromisso duradouro, não é mesmo?

As cores do Diamante são variadas, amarela, azul, rosa, marrom, verde, vermelho… mas, a mais vista entre as joias é a incolor, que surpreende em Anéis, Solitários, Brincos, Colares, Pulseiras e muito mais.

Os Diamantes estão cada vez mais escassos no mercado e suas cores, tamanhos e tipos de lapidação são os grandes diferenciais para a definir sua preciosidade. 

O Rubi e a força do vermelho

Sua cor é de parar o trânsito! O nome vem do latim rubeu (vermelho). A pedra era conhecida, na Antiguidade, como “o sangue da terra”.

O Rubi simboliza a força da vida e do amor, além de representar o dom da escrita e da fala. Por isso, vemos casais se presenteando em datas especiais com Joias de Rubi e formandos de Direito e Jornalismo, reconhecidos com anéis cravejados com esta gema pelo mérito da conquista.

A preciosidade desta pedra dá-se a sua tonalidade. Quanto mais translúcida for a gema, mais valiosa ela é.

O poder da beleza em hipnotizar: Tanzanita

Raras, cobiçadas e muito valiosas. Encontradas em jazidas da Tanzânia, na África Oriental, as gemas hipnotizantes de Tanzanita, encantam os amantes da joalheria com sua tonalidade indefinida. Entre o azul profundo dos mares e o roxo inebriante, estas pedras compõem algumas das Joias mais preciosas existentes.

Descoberta em 1967, a pedra também surpreende pela simbologia em transmitir equilíbrio energético para quem a usa. É uma gema especialmente delicada e demanda um cuidado todo especial.

A beleza do sagrado no verde da Esmeralda

A Esmeralda! Reconhecemos o encanto e beleza desta pedra de longe. Conta a história que era a favorita da Cleópatra e foi considerada um minério sagrado na Antiguidade.

O verde da gema é formado pelo excesso de crômio em sua composição. Muito preciosa e delicada, hoje é encontrada em jazidas Colombianas, Brasileiras e de países Africanos.

Brincos, Colares, Anéis, Pulseiras realçam seus designs quando cravejados com Esmeraldas, que simbolizam segurança a quem as usa. Um excelente presente para quem você ama.

A preferida de Lady Di

Seu nome significa “pedra preciosa”. Encontrada em diversas tonalidades, a Safira tornou-se mundialmente conhecida após a monarquia inglesa nos encantar com o icônico Anel de noivado da eterna Princesa de Gales, Diana, cravejado com Diamantes ao redor de uma fantástica gema de Safira azul.

 Marcantes, as Safiras mais valiosas são as de tonalidades mais profundas e de brilho mais intenso e elas transmitem a simbologia da tranquilidade, equilíbrio e alívio para a mente.

A boa energia do Topázio Azul

O Topázio é um cristal cujo nome significa, em sânscrito, “pedra do sol” ou “pedra de fogo”. Nas religiões hindus acredita-se que se trata de uma pedra sagrada. Existem vários tipos de Topázio, mas vamos enaltecer o de cor azul.

O topázio azulAs gemas carregam o significado de boas energias, otimismo, longevidade e purificação. Dizem os estudiosos de efeitos das pedras preciosas, que esse cristal estimula o crescimento espiritual, ampliando a atração de boas oportunidades, além de atrair boa sorte e amor. Motivos mais que suficientes para usarmos.

Tão rara quanto bela: a Turmalina Paraíba

A beleza desta pedra já seria o suficiente para avaliarmos o seu valor. Sua cor, que resulta da composição de cobre e manganês, vai do verde para o azul (o cobiçado tom dos mares do Caribe), que varia de acordo com o processo de lapidação.

Descoberta na década de 1980, embaixo do Morro Paraíba, atualmente também é encontrada em algumas jazidas Africanas. Porém, sua raridade, sua clareza, seu corte e tamanho ajudam a definir o seu valor, que neste momento se equipara aos Diamantes.

Agora, você tem em mãos um dossiê de pedras preciosas para escolher a sua preferida! Claro que o que deve pautar sua escolha é o seu gosto pessoal. Ainda na dúvida de qual delas você gostou mais? Não se preocupe, a Costantini te ajuda a fazer a escolha perfeita. Acesse nosso site!

Deixe um comentário