Diamante: como saber se é uma réplica ou é uma gema verdadeira?




A pedra mais valiosa do mundo envolve um investimento à altura. Por isso, é muito importante saber identificar se um diamante é verdadeiro ou se é uma falsificação.
 
Sabe aquela joia de família, que passou de geração em geração e nem tem mais a garantia? Pois é. Se você tem dúvidas sobre a validade e gostaria de se certificar de que a(s) pedra(s) do seu anel, brinco ou colar são mesmo diamante, chegou a hora!
 
Para esse post, a gente separou dicas fáceis para que você possa identificar se a gema que você tem é mesmo verdadeira. Também selecionamos informações importantes sobre essa pedra mais que preciosa. Vem saber mais sobre o diamante!
 
Indestrutível: o que é um diamante?
O diamante é, sem dúvida, uma das pedras mais conhecidas e cobiçadas do mundo. O motivo? Além de ser uma das mais valiosas, é feita com um material super sólido. Com isso, ela representa as relações duradouras e de grande valor.
 
Inclusive, o nome da pedra vem do grego e significa “indestrutível”. A composição do diamante é carbono puro em forma de cristal, porém aquele brilho que a gente adora não é natural, mas sim produto de lapidação.
 
Para se formar na natureza, o ambiente deve apresentar alta temperatura e pressão. Atualmente, no entanto, o diamante pode ser criado em laboratório e possui os mesmos elementos químicos que aqueles encontrados na natureza.
 
Quais as características de um diamante verdadeiro?
Embora isso não seja visível aos olhos, achamos que você precisa saber as características do diamante para entender melhor como ele se forma e o que dá os seus aspectos mais impactantes.
 
Por exemplo, o diamante apresenta uma estrutura perfeita! Afinal, são carbonos puros distribuídos em cada vértice, sendo que um deles se localiza no centro. Essa característica faz do diamante uma estrutura com alta densidade: 3,5 g/cm³. Daí, a sua resistência.
 
E qual a vantagem de se contar com uma pedra de alta dureza? Bem, graças a este atributo, o diamante não pode ser riscado por outras pedras. A única capaz de riscá-la é o próprio diamante.
 
Como você pode saber se o seu diamante é verdadeiro?
Vamos à prova prática? Temos 3 possibilidades que você pode tentar fazer para atestar se a sua gema é mesmo um diamante.
 
Vamos a elas? Se as fizer, conte para nós se deu certo, combinado?
 
Brilho único
As pedras preciosas têm um brilho que dificilmente passa despercebido por quem ama joias. Elas são assim pelo seu alto grau de refração.
 
Já o reflexo dessas pedras é acinzentado. Se visualizar luzes coloridas sendo refletidas por um diamante, desconfie de que pode se tratar de uma falsificação.
 
Veja se a peça embaça com facilidade
Uma das características de um diamante é dispersar calor rapidamente. Então, uma das formas de identificar se a peça não é falsificação é por meio do sopro. Basta soprar perto da pedra e verificar se o aspecto embaçado demora para se desfazer. Se demorar muito, pode se tratar de uma imitação.
 
Tente riscar a pedra com outras gemas
Você tem pedras preciosas, como rubi ou safira? Se tiver, tente riscar o seu diamante. Como dissemos, anteriormente, as demais pedras não são capazes de arranhar essa pedra de alta densidade.
 
Caso note ranhuras após a tentativa, é possível que não seja um diamante, mas sim uma falsificação ou outra gema com densidade inferior.
 
 
Muitas joalherias, como a Costantini, possuem relojoeiros e outros profissionais que conseguem perceber imperfeições na peça e validar se sua pedra é verdadeira ou não. Afinal, eles possuem ferramentas específicas para esse fim.
 
Conte sempre com o apoio desses profissionais e de consultores de vendas no ato da compra. A Costantini te ajuda a analisar as suas pedras preciosas. Siga-nos nas redes sociais (@costantinioficial), acesse nosso site: www.costantini.com.br, fale conosco pelo WhatsApp (17) 3201-8700. Cadastre-se para receber dicas e comunicados por e-mail.

Deixe um comentário