Como cuidar das suas joias

Quando escolhemos uma joia, há muito mais que a beleza, a qualidade e a satisfação em tê-la. Buscamos algo que remeta a nossa personalidade, a nossa essência e encontramos, nos detalhes, o design perfeito que reflita quem somos ou o momento em que vivemos.

Na delicadeza das pérolas ou na resistência dos diamantes, estamos ali representados pelo seu brilho, grandeza ou no elegante minimalismo. Uma joia que tão bem nos simboliza, que tanto diz para quem nos olha com (c)alma, merece a mesma delicadeza no cuidado. E você sabe qual a forma correta de limpar e cuidar das suas joias?

A Costantini, com seus mais de 50 anos de tradição em forjar obras de arte a partir de metais preciosos, sabe que o melhor jeito de manter suas joias sempre com aparência de novas é limpá-las da forma correta e, para isso, a melhor indicação é trabalho de um joalheiro reconhecido. Afinal, um especialista sabe fazer isso com o cuidado recomendado para cada peça. Mas é possível fazer uma boa limpeza por conta própria. Só que, Atenção! As dicas valem apenas para os metais preciosos sem a aplicação de pedras. Fazer a limpeza em metais cravejados ou com aplicações em pedras pode danificar a gema, e nós não queremos isso, certo?

Ouro Amarelo:

Sim! O Ouro é um metal eterno, mas ele precisa de cuidados para garantir seu brilho! A limpeza de peças em Ouro Amarelo é muito simples e rápida. Separe um recipiente pequeno, um tecido macio, água morna, detergente neutro e uma escova de cerdas macias.

Mergulhe a joia durante 10 minutos no recipiente com água morna e algumas gotas do detergente neutro. Depois do tempo indicado, retire a peça da solução, escove-a com delicadeza e use o tecido para secá-la. Feito isso, veja o brilho da sua joia recuperado.

Ouro Branco:

As peças de Ouro Branco demandam um pouco mais de cuidado que as de Ouro Amarelo. A limpeza, por conta própria, é a mesma indicada ao Ouro Amarelo, assim como de outros metais. Porém a higiene com água e detergente neutro trará limpeza a sua peça de Ouro Branco, mas não retomará o brilho perdido pelo uso natural. Apenas um banho de Ródio, em local especializado, trará o tom reluzente novamente.

O banho de Ródio é promovido para realçar o brilho da sua joia em Ouro Branco. Aplicação do Ródio pode ser feita por imersão – quando a joia precisa ser banhada inteira, ou pontuada por uma caneta – quando o Ródio é aplicado em partes delicadas e específicas.  

Anéis e pulseiras costumam ter desgastes maiores, por conta do atrito. Brincos e colares, normalmente, demoram um pouco mais para precisar da manutenção com ródio. O contato com produtos que contém amônia e cloro, e isso inclui alguns cosméticos, pode acelerar essa perda do brilho.

Ah! E reforçamos: é importante que a joalheria ou profissional joalheiro que fará o banho de Ródio seja de total confiança e referência, pois é preciso, em muitos casos, polir e retirar o Ródio antigo para que a nova camada seja aplicada e o brilho esperado seja conquistado. Em alguns casos, as pedras precisam ser retiradas antes do banho, para não danificar a gema, garantindo assim a qualidade e beleza da peça.

Pedras

Cada pedra, independente da cor, exalta o seu poder, elegância e sofisticação, agregando significado e valor a sua identidade.

Seja ela Diamante, Esmeralda, Rubi, Opala, Safira, Tanzanita, Topázio, Turmalina Paraíba, Kunzita e mais, o cuidado em casa é simples: água em temperatura ambiente e um pano macio para secá-las. Não as esfregue com nenhum objeto, nem mesmo macio, e não exponha as pedras a choque térmicos com banhos em água morna/quente e na sequência jatos frios, isto pode danificá-las permanentemente. A dica correta aqui é procurar um joalheiro de confiança para a limpeza adequada.

Pérolas

 Pérolas bem cuidadas e armazenadas duram décadas e passam de geração em geração encantando mulheres e homens, de todas as idades, por sua simbologia e delicadeza.

Após o uso, Pérolas precisam ser limpas com algodão ou flanela secas para eliminar resíduos de suor, poluição e cosméticos. O ideal, quando as joias com Pérolas são usadas com frequência, é levá-las a um profissional para a limpeza, garantindo a segurança da joia.

Joias com Pérolas devem ser guardadas em embalagens de tecido, evitando o contato com outras joias. Caso o fecho seja de diamante, lembre-se de envolvê-lo em papel seda para evitar arranhá-las.

Cuidado com maquiagens, cremes e perfumes! Só coloque suas joias com Pérolas depois de se maquiar. Elas são porosas e sensíveis aos componentes químicos dos produtos. O perfume é um inimigo, principalmente aos colares. Opte por passar o perfume nos pulsos e atrás das orelhas. Para anéis e pulseiras, ao usar creme de mãos espere a pele absorvê-lo e só então vista suas joias ou as manuseie.

Cuidados diários com suas joias

Não deixe suas joias expostas ao sol e ao calor.

Cuidado com situações que possam arranhar ou quebrar suas joias. Se for executar algum serviço manual que envolva produtos químicos, cosméticos ou medicamentos é melhor tirá-las. Faça o que precisa fazer e depois recomponha-se em sua beleza completa.

Espere ao menos 15 minutos após passar perfume para vestir-se de suas joias.

Cuidado com xampus, laquês e protetores solares.

Evite dormir, fazer exercícios físicos ou situações que possam amassar ou danificá-las.

As joias devem ser guardadas separadamente. O ideal é ter um porta-joias e separá-las com flanela macia ou veludo.

Nunca guarde suas joias em sacos plásticos.

Locais arejados são os ideais para guardar suas joias. Atenção especial para Pérolas e Madrepérolas, que precisam respirar e não podem ficar em lugares úmidos ou secos demais, e as Esmeraldas, que sã sensíveis a choques.

Solidez que gera segurança

A Costantini trabalha com joias há mais de 50 anos e sabemos que são legados que podem e devem ser compartilhados entre gerações. Agora, como nós, você já sabe como cuidá-las para sempre.

O tempo passa, as suas joias permanecem!

Deixe um comentário